INTRODUÇÃO
A música tanto vocal quanto instrumental, resulta da necessidade de aproveitamento dessas tendências e aptidões artísticas dos alunos. Consistindo, praticamente, em treino intensivo da música vocal e instrumental para o desenvolvimento estético e artístico do educando. Procura aproveitar a habilidade criadora, explorando e incentivando o gosto pela música.
As atividades musicais servem-se de oportunidades várias, que as demais atividades do currículo oferecem para atividades de canto individual ou conjunto. Nas comemorações escolares, estejam elas ligadas à Integração Social ou a Língua Portuguesa, deve-se aproveitar tais acontecimentos para exercícios musicais proveitosos de educação artística.
Ensina-se a cantar, buscando-se manifestações dos alunos interessados em cantar. A voz, o ritmo e a própria expressão, resultam de atividades naturais de canto coral e individual.
As combinações de sons nas composições, as emoções transmitidas e interpretadas pela voz, formam-se atividades essencialmente educativas da inteligência, da sensibilidade e do raciocínio não menos úteis às emoções e aos pensamentos, como meio de comunicação muito proveitosos à aprendizagem.
No entanto o canto, ao mesmo tempo em que exercita as cordas vocais e os movimentos respiratórios, auxilia a moral na formação de bons hábitos do cidadão, levando ao educando o conhecimento de novas tendências tanto artísticas quanto lingüísticas, ou seja, preparando-o para a vida.
JUSTIFICATIVA
O projeto de música na escola com o coral "Raio de Sol" da Escola Mul. Professor José de Ribamar Barbosa, tem a finalidade de trazer pra comunidade escolar, experiências de vida, de grandes cantores e compositores da nossa Música Popular Brasileira, e levar essas experiências a outras instituições, mostrando a grande importância da música dentro de uma instituição escolar.
A música não só eleva o espírito a condição humana, como também enobrece o homem, modificando a cada dia sua forma de pensar, agir e interagir com outras pessoas, ela estimula o raciocínio e faz com que nos tornemos cidadãos preparados para a vida.
Por conseguinte, a música dentro da comunidade escolar, não só irá fazer com que esses alunos se tornem cidadãos cada vez mais capacitados, como também irá tirá-los das ruas, da rotina, modificar a forma de se divertirem, de se expressarem. Enfim, a música é tão importante na vida escolar como as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e etc., pois irá deixar o aluno com prazer de estudar e ao mesmo tempo de se divertir.
OBJETIVO GERAL:
Aproveitar e explorar as tendências e aptidões artísticas dos educandos, incentivando o gosto pela música e despertando, assim, o senso rítmico e artístico, que os auxiliarão a socialização, à formação de caráter, integrando-os na vida escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Alegrar, dar vida ao ambiente escolar.
Desenvolver e exercício do ritmo.
Discriminação auditiva musical.
Incentivar a solução de conflitos de modo pacífico.
Aplicar os fundamentos e suas técnicas corretamente, com aproveitamento.
Participação com lealdades, espírito artístico, tolerância, honestidade e coragem nas atividades de grupos.
Favorecer o trabalho de socialização do educando.
Auxiliar a formação do hábito da disciplina.
CONTEÚDO
Como ensinar uma canção: Vocalização e exercícios de vocalização;
Canto Orfeão: Seleção das vozes e prática Musical;
Poesias e coro falado;
Hinos Oficiais e outros;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua e será analisado se o aluno alcançou satisfatoriamente os objetivos propostos durante o período de aprendizagem.
Serão avaliados na organização e conhecimento a apresentação, o comportamento, a organização e o domínio do conteúdo.
Na avaliação da participação, serão observados a freqüência, a pontualidade, o interesse a prontidão e participação do indivíduo e do grupo nas atividades.
Escola Mul. Professor José de Ribamar Barbosa
Projeto: Música na Escola
“ A Música desenvolve o raciocino e amplia os conecimentos”
(Maria Magalhães).
Divinópolis -TO, Fevereiro/ Dezembro 2011.