Páginas

Projeto Drogas

Relatório do Projeto de prevenção ao uso abusivo de drogas da
Escola Mul. Professor José de Ribamar Barbosa.

Organização e Coordenação:
Sandra Gomes Silva
POPULAÇÃO A SER TRABALHADA:
Toda a comunidade escolar.
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social. O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "Diga Sim à vida e Não as drogas", que foi desenvolvido na Escola Mul. Professor José de Ribamar Barbosa é muito comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. "Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar", diz a especialista em adolescentes. Ela atribui a curiosidade dos jovens às próprias características dessa fase da vida. "A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta. Segundo a enfermeira Alexandra, dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais. O objetivo principal do projeto foi de Sensibilizar os professores para a abordagem da questão, Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanha de alerta.
Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.

As turmas envolvidas trabalharam individualmente e em grupos para pesquisas e debates.Utilizaram o Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas e exibição de slide . tivemos a execução de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.Foram envolvidas as seguintes disciplinas :Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Geografia, História, Inglês, Educação Artística mas tendo o foco principal a disciplina de Ciências .Com a participação dos professores regentes. Professora Eliane - Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Artes e Educação Física .Professora Antônia Lélia- Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Artes e Educação Física .
Professora Joserilda- Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Artes e Educação Física .Professora Arilene Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Artes e Educação Física .Professora Claudia- Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Artes e Educação Física .Professora Leila- Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Artes e Educação Física. Professora Ionara- Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Artes e Educação Física .
Professora Maria Magalhães – Inglês usando as estratégias das seguintes formas:As classes envolvidas trabalharam individualmente e em grupos para pesquisas e debates.Utilizaram o Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas e exibição de slide, execução de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.

Dizer SIM e a VIDA e NÃO as DROGAS significa estar receptivo a tudo o que o mundo nos proporciona de bom e prazeroso e ser capaz de vencer as pressões negativas da massificação, do consumismo, da corrupção e da violência