Escola Mul. Professor José de Ribamar Barbosa
Organização e Coordenação:
Professora Sandra Gomes Silva
POPULAÇÃO A SER TRABALHADA:
Toda a comunidade escolar.
INTRODUÇÃO:
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "Diga Sim à vida e Não as drogas", que está sendo desenvolvido na escola. Sabemos que é muito comum os jovens ter contato com algum tipo de droga. "Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar" A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta. dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.
OBJETIVOS:
Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.
Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.
ATITUDES POSITIVAS NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS:
Observar como a educação, no tocante ao uso de drogas, pode acompanhar a vida toda, pois até entre os idosos estão crescendo os problemas a ele associados, notadamente, em relação ao álcool e a certos medicamentos.
INTERVENÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES E DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR:
Sensibilizar o grupo sobre a questão das drogas em sua vida, na sala de aula, na escola e arredores.
Ajudar o grupo a repensar sua atitude diante da questão das drogas.
Conscientizá-los de que o fumo e a bebida alcoólica constituem drogas perigosas e o professor é sempre um exemplo para os alunos.
Facilitar a percepção do grupo acerca de mitos e preconceitos na questão das drogas.
Sensibilizá-los para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas.
PARTICIPAÇÃO:
Todas as professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
ÁREAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Geografia, História, Educação Artística, Educação física e Informática.
ESTRATÉGIAS:
As classes envolvidas trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas e debates.
Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas.
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.
Os alunos usarão a Internet para comentar e conversar sobre suas descobertas com especialistas no assunto.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Pesquisas de campo.
PERÍODO: 1º BIMESTRE
ATIVIDADES:
1. Entrevistas:
¨ Delegacia ( Polícia Militar)
¨ Membros do Conselho Tutelar.
¨ Coordenação do Hospital.
2. Questionários
3. Observações
4. Conversas informais
5. Leitura de documentos já existentes
6. Debates em sala de aula.
7. Pesquisas
OBJETIVOS:
¨ Diagnosticar o índice de pessoas - jovens e adultos - envolvidas com drogas.
¨ Conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.
PARTICIPANTES: Alunos e professores.
2ª ETAPA: Contato com pessoas diretamente ligadas à área a ser trabalhada.
- médicos, ex-viciados em drogas etc.
OBJETIVO:
¨ Convidar estes profissionais para discussões e palestras.
PARTICIPANTES: Alunos, professores e familiares dos alunos.
PERÍODO: do 2º ao 4º bimestre
ATIVIDADES:
1. Pesquisas
2. Relatórios
3. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida.
4. Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados.
5. Criação e apresentação de peças teatrais.
6. Cinema - Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas
7. Vídeos
8. Entrevistas com ex-viciados.
9. Depoimentos de ex-viciados.
OBJETIVO:
A prevenção e a conscientização.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Máquina fotográfica.
¨ Microfone.
¨ Videocassete.
¨ Tinta para impressora.
¨ Papel, cartolina, tesoura, fita crepe cola, hidrocor
¨ Gravador
¨ Retroprojetor
RECURSOS HUMANOS:
¨ Médicos
¨ Membros da PM e do Conselho Tutelar.
¨ Ex-viciados
¨ Familiares dos alunos
¨ Professores
CRONOGRAMA:
¨ Fevereiro e março: Início do Projeto
¨ Primeira apresentação de atividades:
¨ As ações serão contínuas durante todo o ano letivo.
TRABALHOS EM GRUPO:
Após cada atividade, acontecerão trabalhos em grupos como discussões e elaboração de relatório sobre o tema específico.
CULMINÂNCIA:
Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros (fundamentados nas pesquisas feitas); músicas, confecção de murais... Esta escolha ficará a critério de cada grupo e realizadas na própria escola (refeitório, pátio) ou no Centro Cultural do município de Paty do Alferes.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios pré-estabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.
Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.
Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.
RESULTADOS ESPERADOS:
Com este projeto, esperamos que pais e alunos se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e realização: a saúde.
"Dizer SIM à vida e NÃO as drogas significa estar receptivo a tudo o que o mundo nos proporciona de bom e prazeroso, ser capaz de vencer as pressões negativas da massificação, do consumismo, da corrupção e da violência."