Páginas

Despertando uma Consciência Ecológica PÚBLICO-ALVO Ensino Fundamenta do 1º ao 5º ano e Sala de Recurso. "O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". “Jostein Gaarder Divinópolis do Tocantins Agosto 2012. Este Projeto tem a durabilidade de cinco dias, do dia: 20 á 24 do 08/2012. JUSTIFICATIVA A escola tem o papel de formar cidadãos, garantindo o espaço necessário à discussão dos problemas sociais e ambientais. No entanto, não cabe somente aos professores e aos pais o papel de educadores. As crianças e os adolescentes também devem assumir essa função, estimulando discussões em sua casa, escola e círculo de amigos. A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local. Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes. Nessa perspectiva, a Escola Mul. Professor de Ribamar Barbosa elaborou o projeto “Despertando uma Consciência Ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade. OBJETIVOS • Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem; • Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá¬rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima; • Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive; •Utilizar o material reciclado no dia-a-dia; • Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio; • Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidade, adição subtração, multiplicação). •Desenvolver a oralidade, a socialização; • Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar. • Analisar e reconhecer o nosso entorno DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 1. Análise da realidade ambiental na comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro. Um dos problemas que será identificados será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão. Pesquisa fotográfica. 2. Promoção de palestras envolvendo trabalhadores encarregados a fazer a coleta de lixo na comunidade, com a participação, dos alunos não só como ouvintes, mas também envolvendo-se em dinâmicas que possibilitaram uma interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto discutido. Não só a questão do lixo será analisada e modificada, mas também o desperdício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos. Para desenvolver essas questões, o enfoque dado deverá ser interdisciplinar, percebendo-se o ambiente como um tema transversal que permeia as várias disciplinas. ALGUNS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O MEIO AMBIENTE: *Água * Ar *Matas * Clima * Animais * Homens *Cidades * Terra SUGESTÕES DE ATIVIDADES • História infantil que trate da questão do meio ambiente; • Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho; • Exposição de fotos que demonstrem a degradação do meio ambiente; • A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula; • Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados; • Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades; • Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.); • Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles; Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado; • Fazer uma leitura individual e coletiva de texto musical; • Ouvir e cantar música; • Interpretação de música (conversas dirigidas pelo professor) • Ditado de palavras retiradas de texto. • Visita ao depósito de lixo local; • Desfile com roupas confeccionadas pelos alunos de material reciclado. SUGESTÕES DE PLANEJAMENTOS MATEMÁTICA 1ª e 2ª Ano Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar: - conjuntos: agrupando por tipos de embalagens, tamanhos, cores, formato. - números cardinais e ordinais. Adição e subtração. 3ª 4ª e 5º Ano • situações-problemas envolvendo embalagens de supermercado trabalhando o sistema monetário • adição, subtração e multiplicação situações-problemas envolvendo preços de produtos de supermercados. PORTUGUÊS 1ª e 2ª Ano • Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos alunos, ex: ltambé, Danone, Nestlé, Fanta,etc. • Formar frases afirmativas, negativas, interrogativas utilizando nomes de produtos. • Em grupos, apresentar propagandas sobre determinado produto. 3ª 4ª e 5º Ano • Produzir textos, peças teatrais e murais sobre a reciclagem e Meio Ambiente. • Os alunos confeccionam crachás, tipo “Guardas do Meio Ambiente” e usam durante o projeto, ajudando na preservação do Meio Ambiente. • Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela. • “Apresentação de Jornal Falado”: utilizando reportagens de jornais e revistas. • Produzir textos poéticos sobre o Meio Ambiente. CIÊNCIAS 1ª e 2ª Ano • Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências. • Pesquisar os processos da reciclagem. • Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza. 3ª 4ª e 5º Ano • Discutir a ação do homem como único animal racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer em relação ao clima, ar, solo e água. Discutir a questão da produção exagerada de lixo, e o seu impacto sobre o planeta, assim como maneiras adequadas de manejo (coleta seletiva, reciclagem). • Pesquisar sobre o tempo de decomposição gasto para cada tipo de material. • Conhecer os cuidados que se devem Ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal-acondicionado. • Pesquisar a poluição dos rios da cidade por fábricas e lixo jogado pela população. HISTÓRIA 1ª e 2ª Ano • Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o acúmulo do lixo nas cidades. • Montar maquetes sobre o tema. 3ª 4ª e 5º Ano • Discutir os problemas criados com aterros sanitários, contaminações e poluição das águas. • Fazer o relatório. GEOGRAFIA 1ª ao 5 º Ano • Debater o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais limpos. • Discutir a responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios. EDUCAÇÃO AMBIENTAL Organizar uma excursão perto da escola, onde certamente houver árvores e arbustos. O objetivo pode ser o estudo de plantas, e para isso orientar os alunos para que não se torne um simples passeio. Sugerimos o seguinte roteiro, mas o professor modificará de acordo com as possibilidades do lugar a ser observado. 1º e 2º Ano poderão realizar atividades semelhantes e que depois serão diversificadas: - observar plantas e colher sementes sem depredar a vegetação; - observar as folhas, recolher algumas pelo solo e colher outras diretamente das plantas, sendo orientadas pelo professor como se faz isso, apenas uma ou duas, sem danificar os galhos. 3ª 4ª e 5º Ano poderão ser orientadas para o seguinte: Observar nas árvores, os troncos, os lhos, flores e frutos. Indagar: serão nativas? Foram plantadas? Observar o solo em que nasceram; Na vizinhança há algum córrego Excursão pela cidade para conhecer o tipo de vegetação e margens. O professor deve estar atento para estimular as observações e intervir, quando necessário, no comportamento de alunos, para não agredir a natureza. O professor deve aproveitar a oportunidade, chamando a atenção para a beleza da paisagem, o frescor sob as árvores, a variedade do verde, a diversidade da vegetação. Em geral, o aluno não tem o hábito de observar, e os mínimos aspectos da natureza merecem admiração. A beleza atrai a criança. Essa excursão trará enriquecimento para a classe, sob todos os aspectos. Nos seus cadernos, os alunos poderão desenhar plantas, sementes, flores, trechos da paisagem, ou algum pequeno animal encontrado. De volta à classe, os alunos, de posse do material, vão aprofundar suas observações. 1ºAno: examinar as sementes colhidas: forma, cor, consistência, tamanho e comparar as várias sementes, notando-lhes as diferenças. O que fazer com as sementes? Alguma criança pode sugerir plantá-las e isso será motivo para o plantio, em latinhas ou vasinhos. 2º Ano: observar as folhas colhidas: cor, tamanho, variedade de formas, verificando o arranjo variado das folhas nas hastes. Levar a criança a observar os dois lados da folha, se é da mesma cor. Observar a cor do lado de cima e a do lado de baixo. Levar a criança a observar as nervuras e a variedade delas nas diversas folhas, preparando-as para um mostruário ou álbum. Para isso, basta colocar a folha esticada sobre o jornal dobrado e um peso em cima, que pode ser tábua, livro. Depois de seca, é só colar em folha de papel e formar o mostruário ou álbum. Poderão também cultivar plantas para ornamentar a sala de aula. As mudas podem ser trazidas de casa. 3º 4º e 5º Ano examinar as terras, de barrancos e dos solos que se encontram debaixo de árvores. Quais as conclusões tiradas? Essas três séries poderão preparar um canteiro para o início de uma horta na escola. Atividades que poderá ser realizadas com os grupos de alunos. 1º Ano • Verificar, com as crianças, se os vasos e latinhas estão devidamente regados; • Verificar se há ainda sementes para serem plantadas e fazer isso com o grupo; • Discutir com o grupo a respeito do melhor lugar para os vasinhos; • Recordar as observações sobre as várias sementes colhidas; • Cada aluno poderá plantar e cuidar de um vaso. 2º Ano: • Ajudar a organização do álbum com as folhas; • Providenciar papel ou jornal, para esse trabalho; • Discutir com o grupo a melhor maneira de colar as folhas; • Trocar idéias sobre a ordem de colocação dessas páginas com as folhas. 3º Ano: • Ajudar na organização de um mostruário com vários tipos de solo, em vidrinhos, Latinhas ou caixinhas e rotulá-los; • Trocar idéias sobre rótulos, com indicações de onde foi colhida a amostra; • Desenhar trechos de paisagem da excursão e escrever sobre a paisagem; • Organizar uma exposição com esses desenhos. 4º e 5º Ano: • Ajudar na organização de um mostruário com os tipos de plantas encontradas nos vários tipos de solo. Os alunos poderão desenhar as plantas. É atividade rica porque exige observação, habilidade para copiar do natural, fidelidade no emprego das cores das plantas. TEATRO: Montagem de uma pequena esquete com a temática ambiental ( com elaboração de figurino, cenário etc... com reaproveitamento de material ). COLETA SELETIVA DO LIXO NA ESCOLA • Distribuir latas de lixo pela escola para coleta seletiva. • Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material: Azul: papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc. Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa. Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou inteiros), etc. Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos, tampas e canudinhos, potes de margarina, etc. • Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo. O que fazer com as sobras? • Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados em aulas de Educação Artística. Discussão: a) Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele. b) De que maneira podemos contribuir na separação do lixo da escola? c) Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade? RESULTADOS ESPERADOS "Com a realização do projeto meio ambiente cuidar hoje para garantir o futuro" esperamos atingir nossos objetivos propostos, assim como construir com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro. Posto isso, esse projeto é um trabalho em que nossa Escola marca a sua ação dentro do quadro educacional de nossa comunidade, e se firma como uma Escola preocupada com a formação total de nossos alunos.