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PROJETO FOLCLORE Divinópolis-To agosto 2012 PROJETO : FOLCLORE TEMA Folclore ÓRGÃOS PROPONENTES Escola Mul. Professor José de Ribamar Barbosa CLIENTELA 1º. Ao 5º. Do Ensino fundamental ÁREA DE CONHECIMENTO *Identidade e Autonomia *Linguagem Oral e Escrita *Matemática *Artes *Natureza e Sociedade *Música *Movimento 1. JUSTIFICATIVA: O saber popular é um dos pontos de partida para fazê-lo pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo. OBJETIVOS: • Repassar valores culturais. • Resgatar a importância do Folclore. • Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas. • Desenvolver e estimular a coordenação viso motora. • Socializar. • Estimular o ritmo. • Desenvolver a linguagem oral e escrita. • Desenvolver a criatividade. ESTRUTURA PROGRAMÁTICA: Em cada etapa do projeto, serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular. Conteúdo Conceituais • Contos de Lendas: Conteúdos procedimentais • Artes: quebra-cabeças sobre personagens das lendas, modelagem com argila ou massinha, jogo da memória, máscaras, oficinas de artes: montagem de pipas, bilboquê, cata-vento, etc. • Textos (poesias). • Músicas. • Cruzadinha. • Adivinhas. • Atividades matemáticas. • Pesquisas. • Caça-palavras. • Jogos e brincadeiras. • Liga-pontos. Conceitos atitudinais *Interesse e respeito pela sua cultura. *Preservação pela tradição de seus costumes. PROBLEMATIZAÇÃO: Através de um diálogo com os alunos, questionaremos suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras e brinquedos, músicas, levando-os a pesquisarem com seus pais, avós, tios e outros parentes sobre o tema em questão. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: No primeiro momento, trabalharemos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos será feita uma listagem com os resultados obtidos: - Roda da conversa (crianças em círculo) - Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, par lendas, brincadeiras, adivinhas. Aproveitaremos para trabalhar com esses temas. Faremos uma visita à sala de Informática onde os alunos farão pesquisas de lendas do Folclore Brasileiro e também terão acesso a jogos educativos dentro do tema, assim como realizarão desenho digital; Iniciaremos o projeto pesquisando algumas lendas: - Lenda do Saci - Lenda da mula sem cabeça - Lenda do Boto - Lenda do Boitatá - Lenda do Curupira Trabalharemos com as lenda, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos (ainda na sala de informática trabalharemos o Paint, caça-palavras e cruzadinhas de lendas. Envolvendo Natureza e Sociedade, faremos um Estudo do Meio, visitando a famosa "Fonte do Itororó" , explicando aos alunos que dali saiu a música "Fui no Itororó", aproveitaremos para fazer um passeio de "bonde". Na aula de Artes confeccionaremos máscaras variadas ( saci, sereia, curupira, caipora). Na área de Matemática trabalharemos com jogos de memória, confeccionados pelos próprios alunos. Também em Artes modelaremos o cachimbo do "saci-pererê" e o "Bumba-meu-boi". Aproveitaremos a aula de Linguagem Oral para trabalharmos com parlendas. Pseudo-leitura. Uni duni tê Salamê minguê Um sorvete colorê O escolhido foi você. Lá em cima do piano Tem um copo de veneno Quem bebeu , morreu O culpado não fui eu. Lá na rua vinte e quatro A mulher matou um gato Com a sola do sapato O sapato estremeceu A mulher morreu O culpado não fui eu. Batalhão lhão lhão Quem não entrar é um bobão Abacaxi,xi,xi Quem não sair é um saci Beterraba, raba,raba Quem errar é uma diaba Borboleta, leta, leta Quem errar é um capeta. Hoje é sábado Pé de quiabo Amanhã é domingo Pé de cachimbo O cachimbo é de ouro Bate no touro O touro é valente Chifra a gente A gente é fraco Cai no buraco O buraco é fundo Acabou-se o mundo. Um, dois, feijão com arroz três, quatro, feijão no prato cinco, seis, no fim do mês sete, oito, comer biscoito nove, dez comer pastéis. Quem foi a cotia Perdeu a cotia Quem foi pra Pirapora Perdeu a hora Quem foi prá Portugal Perdeu o lugar Quem foi à roça Perdeu a carroça Rico trigo Um, dois, três Lá vou eu! Cadê o toucinho Que estava aqui? O gato comeu Cadê o gato? Fugiu pro mato Cadê o mato? O fogo queimou Cadê o fogo A água apagou Cadê a água? O boi bebeu Cadê o boi? Foi amassar o trigo Cadê o trigo? Foi fazer o pão Cadê o pão? O padre pegou Cadê o padre? Foi rezar a missa Cadê a missa? Já se acabou. Ainda na aula de Artes, exploraremos a parlenda em folha quadriculada (recorte e colagem) e em Linguagem Oral, repetiremos as parlendas várias vezes para a memorização. Também aproveitaremos esta aula para trabalharmos com adivinhas, lançando desafios de perguntas: *O que é, o que é? Em casa está calado, No mato está cantando (machado) Nasce no mato, Na mata se cria, Só dá uma cria. (bananeira) Tem asa e não voa Bico e não belisca Anda e não tem pé. (bule) Quatro na lama, Quatro na cama, Dois parafusos, E um que abana. (vaca) Verde come folha, Encarnado come sangue, Doce como o mel, Amargo como o fel. (café) Tem dente, mas não come, Tem barba, mas não é homem. (alho) Cai da torre, Não se lasca, Cai na água, Se espedaça. (papel) D'água nasce, Na água cresce, Se botar n' água, Desaparece. (sal) Uma bola, bem feita De bom parecer, Não há carpinteiro, que saiba fazer. (lua) Do tamanho de uma bola, Enche a casa até a porta. (lâmpada) Quando estamos em pé, Ele está deitado, Quando estamos deitado Ele está em pé. (pé) No eixo Música e Linguagem Oral trabalharemos com as cantigas populares e conversaremos sobre as brincadeiras que fazem parte do Folclore Sugestões de Brincadeiras: • Amarelinha • Bolinhas de sabão • Bilboquê • Gosta desse • Passa anel • Boca de forno • Balança caixão • Cabra cega • Jogo da velha • Seu reizinho mandou • Boca de leão • Viva o bandor • Meia, meia lua • Vai e vem, etc... Questionaremos com os pais, quais as brincadeiras que eles já brincaram com seus filhos, resgatando assim as brincadeiras de antigamente. No eixo Movimento, poderemos então trabalhar as brincadeiras propostas pelos alunos. 1. RECURSOS: Materiais: *Livros de Histórias sobre folclore; *Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, lastex. *Argila ou massinha para modelagem; *Materiais para oficina de Artes: garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, seda, fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas. *Vídeo, Fitas VHS - Sítio do Pica-pau Amarelo. *Ônibus para passeio. * Sala de Informática. cantigas de roda o cancioneiro infantil apresenta as cantigas de roda, de origem européia, cantadas pelas crianças em coro, em solo, ou em canto responsorial de solo e coro. ciranda cirandinha ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar. ó senhora dona clara, entre dentro desta roda, diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora. caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é, caranguejo só é peixe na enchente da maré. o anel que tu me deste era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou. vai embora, vai melão, vai melão, vai melancia, vai jambo, sinhá, vai jambo, vai jambo, sinhá, bem doce. garibaldi garibaldi foi à missa com o cavalo sem espora. o cavalo tropeçou. garibaldi pulou fora. garibaldi foi à missa com o cavalo sem espora. o cavalo tropeçou. garibaldi pulou fora. garibaldi foi à missa com o cavalo sem espora. o cavalo tropeçou. garibaldi lá ficou. roda pião o pião entrou na roda, pião. o pião entrou na roda, pião. roda pião, bambeia pião. sapateia no tijolo, pião. sapateia no tijolo, pião. roda pião, bambeia pião. a menina não é capaz de rodar pião no chão, roda pião, bambeia pião. senhora dona sancha senhora dona sancha, coberta de ouro e prata, descubra seu rosto, que eu quero ver sua cara. que anjos são esses de noite e de dia que andam me rodeando, -padre-nosso, ave-maria. somos filhos de um rei e netos de um visconde que mandam que se esconda debaixo de uma ponte. terezinha de jesus terezinha de jesus de uma queda foi ao chão. acudiram três cavaleiros, todos três chapéu na mão. o primeiro foi seu pai, o segundo seu irmão. o terceiro foi aquele a quem tereza deu a mão. se esta rua fosse minha se esta rua, se esta rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar, com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes, só pra ver, só pra ver meu bem passar. AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas. 1. Justificativa Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a culura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo. O saber folclórico é o que aprendemos informamente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade. "Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier) O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica. Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais. Outra experiência folclórica, a culinária resulta do encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos naturais. por meio dela o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos. 2. Objetivos: Levar os alunos à: - Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira; - Conhecer a importância do folclore para a comunidade. 3. Metodologia: As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão manifestações da cultura polpular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmos ainda criarão desesnhos que possam ilustrar os textos ( parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema. 4. Conteúdos trabalhados nas Disciplinas: Língua Portuguesa: ortografia, escrita e leitura. Artes: criatividade, expressão gráfica. estudos Sociais: as regiões, os costumes, a maneira de expressar-se. 5. Atividades: - pesquisar sobre o folclore - discutir com o grupo a cultura popular brasileira. - construir um texto próprio sobre o folclore. - ilustrar. 6. Produção Final: Confecção de um livro de folclore a partir dos próprios trabalhos. 7. Avaliação: A avaliação será através de registro por parte do professor em sala de aula frente a participação de cada aluno de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas. 1- Apresentação Esse projeto, visa trabalhar de forma significativa o folclore com as crianças de educação infantil. 2- Justificativa O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos por suas histórias o conhecimento popular e encantam os que as escutam. Para a Educação Infantil a oralidade é muito importante, pois com ela as as crianças irão conhecer um pouco mais de nossa cultura. 3- Desenvolvimento: Eixos Norteadores da Educação Infantil: 3.1- Identidade e autonomia: Qual a influencia dos mitos, lendas em nossa vida? O medo em nossas vidas? (como trabalhar esse sentimento) O que é imaginário? 3.2 - Movimento: As danças acompanham as músicas em vários rituais folclóricos, sendo as principais danças folclóricas brasileiras samba, baião, frevo, xaxado, maracatu, tirana, catira, quadrilha. 3.3 – Música Trabalhar a origem de músicas populares cujo autor foi esquecido ou pode ter sido criada espontaneamente pelo povo. A música folclórica encontradas em brincadeiras infantis, cantos religiosos, ritos, danças e festas. Alguns Exemplos: Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folcloricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. (Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa e Atirei o pau no gato.) Cantigas de ninar, canções de ninar, acalantos ou cantigas de embalar são canções que as pessoas entoam para fazer os bebês dormirem suavemente. 3.4 – Artes Visuais: A – Apreciação visual: Bumba meu Boi, Guido Boletti B – Fazer Artístico: Artesanato – expressão através da arte com as mãos, da habilidade manual e criatividade, originando peças de barro, palha, tecido, couro, papel, fibras, areia e materiais diversos. Sugestões: Tinta da Terra (vídeo)