Páginas

Livro didático Justificativa Após a pesquisa com os envolvidos diretamente na escola observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados tanto didáticos como os literários, dicionários. É importante ressaltar que a maioria das respostas apontam para a dificuldade de fazer com que os alunos cuidem do livro que utilizam. Nesse sentido vê-se a necessidade de elaborar um projeto que viabilize essa conservação tão necessária que é conscientizar como cuidar do livro didático. Objetivo geral Reconhecer o livro didático como um bem publico que deve ser conservado e devolvido no final do ano letivo, bem como, quanto ao aluno for transferido de uma unidade para outra possibilitando o seu uso posteriormente para outros educandos. Objetivo específicos Desenvolver ações que possibilitam a devolução do livro didático Delimitar o Dia D da entrega e encapamento do livro didático Delimitar o Dia D da devolução do livro didático Identificar os livros didáticos que não foram usados de forma adequada Organizar uma equipe de pais professores e alunos , voluntários para restaurar pequenos danos Mobilizar os alunos para conscientiza-los da necessidade de cuidar bem do livro didático Sensibiliza toda comunidade escolar sobre valor do livro didático, indispensável a compreensão das diferenças e semelhanças permanência e transformações no modo de vida social , cultural, política e econômica de sua comunidade. Metodologia Palestra para pais e alunos sobre PNLD; Elaboração de parodias; Redação de acrósticos; Estudos de gráficos sobre o percentual de livros conservados no ano anterior; Campanha de devolução dos livros através de cartaz; Gincana com premiação para sala com maior número de livros conservados; Concurso de poesia sobre o livro; Apresentação de teatros sobre a conservação do livro; Assinatura de termo de responsabilidade pelos pais e alunos quanto à conservação dos livros didáticos; Conclusão Realizar atividades como este projeto é de suma importância para que a escola possa desenvolver ações didáticas voltadas, não apenas para os aspectos intelectuais e pedagógicos, mais também de formação de cidadania que serão benéficas para que este aluno cônscio de seus direitos, mais também de seus deveres enquanto cidadão.