Livro didático
Justificativa
Após a pesquisa com os envolvidos diretamente na escola observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados tanto didáticos como os literários, dicionários. É importante ressaltar que a maioria das respostas apontam para a dificuldade de fazer com que os alunos cuidem do livro que utilizam. Nesse sentido vê-se a necessidade de elaborar um projeto que viabilize essa conservação tão necessária que é conscientizar como cuidar do livro didático.
Objetivo geral
Reconhecer o livro didático como um bem publico que deve ser conservado e devolvido no final do ano letivo, bem como, quanto ao aluno for transferido de uma unidade para outra possibilitando o seu uso posteriormente para outros educandos.
Objetivo específicos
Desenvolver ações que possibilitam a devolução do livro didático
Delimitar o Dia D da entrega e encapamento do livro didático
Delimitar o Dia D da devolução do livro didático
Identificar os livros didáticos que não foram usados de forma adequada
Organizar uma equipe de pais professores e alunos , voluntários para restaurar pequenos danos
Mobilizar os alunos para conscientiza-los da necessidade de cuidar bem do livro didático
Sensibiliza toda comunidade escolar sobre valor do livro didático, indispensável a compreensão das diferenças e semelhanças permanência e transformações no modo de vida social , cultural, política e econômica de sua comunidade.
Metodologia
Palestra para pais e alunos sobre PNLD;
Elaboração de parodias;
Redação de acrósticos;
Estudos de gráficos sobre o percentual de livros conservados no ano anterior;
Campanha de devolução dos livros através de cartaz;
Gincana com premiação para sala com maior número de livros conservados;
Concurso de poesia sobre o livro;
Apresentação de teatros sobre a conservação do livro;
Assinatura de termo de responsabilidade pelos pais e alunos quanto à conservação dos livros didáticos;
Conclusão
Realizar atividades como este projeto é de suma importância para que a escola possa desenvolver ações didáticas voltadas, não apenas para os aspectos intelectuais e pedagógicos, mais também de formação de cidadania que serão benéficas para que este aluno cônscio de seus direitos, mais também de seus deveres enquanto cidadão.
Postado por
Saberes Necesários para à Prática Educativa