JUSTIFICATIVA
O presente projeto tem como finalidade desenvolver o exercício da cidadania, além de aprender a ler e a escrever o indivíduo precisa apropria-se da função social da leitura e da escrita, isto é, o aluno deve ser capaz de fazer uso dessas duas práticas no dia – a – dia, tendo em vista, que nossos educando em sua maioria não são assistidos por suas famílias, devido a falta e o desempenho cognitivo, para tanto, afim de que , seja trabalhado os eixos norteadores, tais como: A leitura e a escrita.Neste sentido, faz se necessário aplicar a atividade de leitura que venha facilitar o aprendizado e desperte o interesse pelo o ato de ler, pois é importante oferecer ao aluno instrumento de leitura onde ele possa descobrir os benefícios trazidos por ela.
APRESENTAÇÃO
A leitura proporciona não só as crianças, mais também os adultos, a oportunidade do crescimento e enriquecimento cultural, social e intelectual, oferecendo informação com diversas modalidades de leitura, no próprio desenvolvimento cognitivo.
A função deste projeto é embarcar no mundo mágico da leitura e da escrita, é preciso entender que, ler significa mais do que agrupar as letras do alfabeto, para formar palavras, abrange ainda mais, decifrar códigos e interpretar seus sentidos, levando o aluno a um nível maior de criatividade, favorecendo a capacidade cognitiva, Lingüística, Verbal e Oral.
Portanto o referido projeto é de caráter educativo, que vem auxiliar no Ensino/Aprendizagem, focando dois eixos norteadores sendo eles: A Leitura, a Escrita, onde este projeto sugere atividades diversificadas de leitura e variadas formas de textos que irão abrir caminhos para melhorar a interpretação, uma vez que o trabalho com leitura traz benefícios discutíveis para análise e reflexão sobre a língua. “Sem ela pode até se ensinar a ler, mas certamente não se formarão leitores competentes”.(P C N)
OBJETIVOS
Geral.
O nosso objetivo é contribuir de forma relevante, para que os alunos desta U.E possam desenvolver a capacidade de ler com fluidez de forma que eles possam entender o que lêem, aumentar seu vocabulário e refletir criticamente diante dos textos lidos.
ESPECÍFICOS:
• Produzir textos a partir de desenhos e gravuras ;
• Proporcionar os alunos diversos tipos de leituras ;
• Envolver o aluno de forma crítica e contextualizada.
• Desenvolver a leitura oral em voz alta e silenciosa ;
• Conhecer poetas regionais.
• Ler e escrever poemas.
• Confeccionar livros;
• Preencher e endereçar corretamente um envelope;
• Desenvolver a criatividade dos alunos.
• Recitar versos.
• Expressar oralmente a respeito de um determinado tema.
• Estabelecer parcerias com as famílias.
CLIENTELA.
Este projeto tem como finalidade, atender as necessidades educacionais dos alunos acompanhados nas modalidades de ensino que são oferecidos pela escola, alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental de nove anos e sala de recurso.
RECURSOS.
MATERIAIS
• Revista
• Dicionário
• Livros para didáticos
• Cartolinas
• Fichas de leituras
• DVD
• CDs
• Papeis diversos
• Tintas guache
• Chamex
• Álcool
• Grampeador
• Borracha
• Livros literários
• Livros didáticos
• Livros para recortes
• Tesouras
• Som
• Televisão
• Pincéis
• Jogos didáticos
• Lápis de cor
• Estêncil
• Régua
• Barbante
• Outros.
HUMANOS
• professores
• Bibliotecária
• Secretária
• Alunos
• Aux. de Serviços Gerais
• Pais ou responsáveis
• Coordenação Pedagógica
• Gestor
FINANCEIRO
Secretaria de Educação e Cultura,
Prefeitura Municipal,
Escola Mul. Profº José de Ribamar Barbosa,
Programa dinheiro Direto na Escola (PDDE ).
METODOLOGIA.
• Produzindo textos a partir de desenhos e gravuras.
• Proporcionando aos alunos diversos tipos de leituras.
• Envolvendo o aluno de forma criativa e contextualizada no gosto pela leitura e escrita.
• Escuta de textos.
• Desenvolvendo a criatividade doa alunos, trabalhando: Par lenda Trava – Língua, Carta, Convite, Textos Jornalísticos e Poéticos, Literatura de Cordel, Bula de remédios.
• Construção de poemas, poesias, contos e fábulas.
• Ilustração de músicas, leitura e interpretação.
• Gincana de arrecadação de livros.
• Leitura de imagens.
• Dia do conto.
• Criação de paródias.
• Visita à biblioteca.
• Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, apresentações e varal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- B823p. Brasil, Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução.
Brasília-MEC/SEF, 1997.
2- PROJETO, Escola. Leitura A Viagem Pelo Tempo-Setembro/2006.
3- REVISTA. Criança. Prêmio Valoriza experiências inovadoras-Abril/2006.
4- REVISTA, do Professor. Nova Escola-março/2004.
5- REVISTA, Criança. Prática para a igualdade Racial na Escola-Dezembro/2006.
6- REVISTA, Criança. Prêmio Professor do Brasil - novembro/2006.