Páginas

Projeto “A Arte de Conviver com os Números"

A Arte de Conviver com os Números


APRESENTAÇÃO

Este projeto tem a finalidade despertar no aluno de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o desenvolvimento da aprendizagem matemática e raciocínio lógico de forma concreta e lúdica para que sejam sanadas as dificuldades apresentadas no ensino da disciplina de matemática, com metodologias diversificadas, as quais trazem relevantes contribuições ao que se refere no problema do aluno que se distrai e se desinteressa com facilidade.
Portanto, o Projeto “A Arte de Conviver com os Números” é trabalhado socialmente ao longo do ano letivo e encontra-se em constante evolução, ajudando a resolver os problemas do dia-a-dia, pois as habilidades trabalhadas focalizam os quatros grandes temas que envolvem a matemática: Números e Operações, Geometria, Medidas e Grandezas e Tratamento da Informação.
Este projeto contribui na questão do casamento de aprendizagem com o lúdico, procurando alternativas que aumentem a motivação para aprender, além de desenvolver a autoconfiança, a atenção a socialização, a interação entre alunos e a assimilação de conteúdos.

JUSTIFICATIVA

A construção da aprendizagem significativa é uma preocupação que envolve a todos que buscam trabalhar de maneira planejada e organizada de forma a garantir um bom trabalho e cumprir os requisitos e normas da educação básica.
Nossos alunos têm demonstrado dificuldades em entender determinados conteúdos devido o lento raciocínio lógico matemático resultando em baixo desempenho na disciplina.
É necessário desenvolver um projeto que possa fortalecer o esforço do educador e educando no que tange ao estímulo do pensamento independente à criatividade e a capacidade de resolver problemas do nosso dia-a-dia.


COMPETÊNCIAS


Proporcionar ao educando alternativas para aumentar a motivação de nosso educando para a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocino lógico matemático utilizando conceitos e procedimentos que desenvolvam os quatros descritores de desempenho: números e operações, medidas e grandeza, tratamento da informação, bem como os instrumentos tecnológicos disponíveis. A capacidade de perceber a importância dos números e operações de ver que a geometria contribui para a aprendizagem dos números e medidas, utilizar e compreender significado das medidas e relacioná-los com outras áreas do conhecimento e ser capaz de utilizar-se da estatística para compreender as informações vinculadas em seu contexto.

HABILIDADES

 Organizar, ler e interpretar informações d de um gráfico;
 Demonstrar conhecimento sobre medida de tempo e temperatura;
 Ler e interpretar situações problemas utilizando as operações;
 Desenvolver a capacidade de comprar e vender manusear o dinheiro, passar troco e ao mesmo tempo conhecer o sistema Monetário Brasileiro;
 Reconhecer semelhanças e diferenças das figuras sólidas e planas;
 Reconhecer semelhanças e diferenças entre polígonos usando critérios como: Números de lados, eixos de simetrias, comprimentos dos seus lados e medidas de seus ângulos;
 Desenvolver capacidade de identificar as diferentes grandezas e medidas;
 Ler, escrever compor e decompor números de acordo com as regras do sistema de numeração decimal;
 Perceber a diferença entre objetos em relação ao pesa, tamanho, cores e formas;


METODOLOGIA

 Realizar leitura e interpretação de situações problemas com o uso de matérias concreto;
 Realizar pesquisas de campo envolvendo comparações de preços, pesos e medidas.
 Desenvolver leitura e interpretação de situações problemas utilizando as quatro operações;
 Oferecer aos alunos condições de compra e venda de mercadoria no comércio simulando
 Confeccionar figuras sólidas e planas;
 Realizar o “Magazine o Pechincha” envolvendo valores em reais
 Trabalhar relações entre unidades de medidas de comprimento, de medida de massa e de medida de capacidade;
 Desenvolver interpretação e produção de escritas numéricas de acordo com as regras e símbolos do Sistema de Numeração Decimal;
 Comparar objetos usando critérios de grandezas: maior, menor, mais grosso mais fino, mais comprido mais longo, mais curto mais alto, mais baixo, mais largo e mais estreito;
 Utilizar medida de tempo em situações problemas que envolvam relógios e calendários cronômetros;
 Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos usando critérios como: Números de lados, eixos de simetrias e comprimentos dos seus lados e medidas de seus ângulos.
 Reconhecimento do valor real das mercadorias.
 Utilizar materiais lúdicos envolvendo as quatro operações e figuras geométricas;
 Estabelecer a distinção entre pesos e medidas relacionando com seus múltiplos;
 Formulação e resolução de situações problemas envolvendo a moeda brasileira;
 Confeccionar sódios geométricos para compreensão de volume;
 Confeccionar cartaz envolvendo calendário, relógio, cronômetro e temperatura;
 Apresentar de técnicas da tabuada;
 Confeccionar de cartazes com gráficos se utilizando na estatística;
 Realizar atividades de rotinas na sala de aula utilizando valores significativos para aquisição de prendas;


RECURSOS

MATERIAIS

- 500 Cartolinas 60 Tesouras
- 100 peças Cópias de cédulas - 40 Tinta guache -
- Embalagens - 05 sólido e módulo geométrico
- DVD(mat) - Som -
- Jornais - computador - -2Cronômetro 60Transferidor - 60-Compasso 04- Termômetro
-60 Réguas de 30 cm 10-Fita Métrica
20 kg -Cola -01Bobina- Papel
04 -Material dourado - 100 Folhas de papel cartão
40- Lápis de cor cx -02 -Balança
Revista 15-Dominó
30- Mini - Calculadora Coleções ped.Matemática.
Vasilhas

HUMANOS


Alunos
Professores
Gestor
Coordenadoras
Funcionários
Pais
Formadora do gestar

FINANCEIRO

Secretaria de Educação e Cultura
Prefeitura Municipal
Comércio local
Convênio PDE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


_ MANUAL do PDE, como elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola, 3ª ed.
Brasília FUNDESCOLA/ DIPRO/ FNDE/ MEC, 2006.


_ PROJETO de matemática. “A Arte de Conviver com os Números”. Escola Mul. Profº. José de Ribamar Barbosa, 6ª ed. 2009.

_Guia Geral do GESTAR

_Matrizes de habilidades do GESTAR