A família no ambiente Escolar
PROJETO INTERDISCIPLINAR
SÉRIE: EDUCAÇÂO INFANTIL/ ENSINO FUNDAMENTAL 1º ao 5º ANO
TEMA: A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
SUBTEMAS: FAMÍLIA, ESCOLA, CRIANÇA.
JUSTIFICATIVA
Percebendo-se a necessidade da parceria Família e Escola Este projeto tem como objetivo: Construir na família um conhecimento crítico e inovador. O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso faz se necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto em suas atividades na escola, valorizando-a, respeitando-a acreditando que é através dela, que formamos nossos filhos cidadãos capazes de sonhar e realizar seus objetivos.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
• Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
• Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
• Trabalhar o lógico - matemático lingüístico e produção de textos coletivos;
• Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
• Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
• Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
• Levar a família a perceber seu papel na escola, como um incentivo no crescimento educacional do seu filho.
• Despertar nos pais o interesse de participar das reuniões;
• Analisar a importância da participação nos eventos escolares
• Aceitar a diversidade dos pais em relação a sua cultura
• Participar da vida escolar de seus filhos;
• Incentivar a participação dos pais nas ações coletivas;
• Reconhecer a diferença de comportamentos e relacionamentos entre diferentes famílias;
• Propiciar a criança à reflexão de sua estrutura familiar.
• Conhecer e valorizar diferentes pontos de vistas dos pais
DESENVOLVIMENTO:
Conversação;
Filmes;
Cantigas de roda
Histórias;
Músicas;
Contos;
Visita na casa dos alunos problemas
Promover jogos;
Conversação sobre a família;
Origem do nome;
Álbum do nome;
Pesquisa da família montando a árvore genealógica;
Trazer fotografias da família;
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia;
Corpo humano;
Cuidado com as coisas alheias.
METODOLOGIA:
Este projeto será desenvolvido nos dias 02 do 05 ao dia 06 do 05 deste ano letivo de 2011 através de:
• Conversa informal sobre as famílias dos alunos;
• Visitas as famílias dos alunos;
• Teatro sobre família;
• Festa “Dia das Mães”;
• Textos (Deveres dos Pais e Direito dos Filhos).
• Premiação à família que mais incentiva e acompanha o Filho (a) na escola;
• bingo
• Elaboração de cartazes, mensagens, folder, painel;
• Depoimento sobre a educação em suas épocas de crianças.
• Adaptar filmes sobre a família;
• Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
• Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
• Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares,
• Ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
• Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
• Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
CONTEÚDOS:
• Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
• Lógico-matemático: adição, subtração, multiplicação, divisão e situações-problema.
• História e Geografia: árvore genealógica, meio ambiente, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
• Ciências; higiene e corpo humano;
• Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.
ATIVIDADES:
Releitura de filme sobre a família;
Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis e de recortes de revistas;
Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema.
Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia