Páginas

PROJETO MEIO AMBIENTE

PROJETO MEIO AMBIENTE

"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". “Jostein Gaarder


Justificativa
A escola tem o papel de formar cidadãos, garantindo o espaço necessário à discussão dos problemas sociais e ambientais. No entanto, não cabe somente aos professores e aos pais o papel de educadores. As crianças e os adolescentes também devem assumir essa função, estimulando discussões em sua casa, escola e círculo de amigos. A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons¬cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-¬ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local.
Para atingirmos esses obje¬tivos, mais do que trabalhar com informações e con¬ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola Mul. Professor de Ribamar Barbosa ela¬borou o projeto “Des¬pertando uma Consciência Ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.


OBJETIVOS

• Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi¬dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem;
• Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá¬rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima;
• Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra¬das no meio em que vive;
• Utilizar o material reciclado no dia-a-dia;
• Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
• Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidade, adição subtração, multiplicação).
• Desenvolver a oralidade, a socialização;


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO


1. Análise da realidade am¬biental na comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro.
Um dos problemas que será identi¬ficados será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão.

2. Promoção de palestras envolvendo trabalhadores encarregados a fazer a coleta de lixo na comunidade, com a participação, dos alunos não só como ouvintes, mas também envol¬vendo-se em dinâmicas que possibilitaram uma interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto discutido.
Não só a questão do lixo será analisada e modifi¬cada, mas também o desper¬dício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.

Para desenvolver essas questões, o enfoque dado deverá ser interdisciplinar, perce¬bendo-se o ambiente como um tema transversal que permeia as várias disciplinas.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES
• História infantil que trate da questão do meio ambiente;
• Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
• Exposição de fotos que demonstrem a degradação do meio ambiente;
• A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos
que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
• Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;
• Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
• Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
• Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;
Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
• Fazer uma leitura individual e coletiva de texto musical;
• Ouvir e cantar música;
• Interpretação de música (conversas dirigidas pelo professor)
• Ditado de palavras retiradas de texto.
• Visita ao depósito de lixo local;
• Desfile com roupas confeccionadas pelos alunos de material reciclado.


SUGESTÕES DE PLANEJAMENTOS

MATEMÁTICA

1ª e 2ª Ano
Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar:
- conjuntos: agrupando por tipos de
embalagens, tamanhos, cores, formato.
- números cardinais e ordinais.
Adição e subtração.

3ª 4ª e 5º Ano
• situações-problemas envolvendo emba¬lagens de supermercado trabalhando o
sistema monetário
• adição, subtração e multiplicação
situações-problemas envolvendo preços de produtos de supermercados.

PORTUGUÊS

1ª e 2ª Ano
• Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos alunos, ex: ltambé, Danone, Nestlé, Fanta,etc.
• Formar frases afirmativas, negativas, interrogativas utilizando nomes de produtos.
• Em grupos, apresentar propagandas so¬bre determinado produto.

3ª 4ª e 5º Ano
• Produzir textos, peças teatrais e murais so¬bre a reciclagem e Meio Ambiente.
• Os alunos confeccionam crachás, tipo “Guardas do Meio Ambiente” e usam durante o projeto, ajudando na preserva¬ção do Meio Ambiente.
• Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela.
• “Apresentação de Jornal Falado”: utilizan¬do reportagens de jornais e revistas.
• Produzir textos poéticos sobre o Meio Am¬biente.

CIÊNCIAS

1ª e 2ª Ano
• Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.
• Pesquisar os processos da reciclagem.
• Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza.

3ª 4ª e 5º Ano
• Pesquisar sobre o tempo de decomposi¬ção gasto para cada tipo de material.
• Conhecer os cuidados que se devem Ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal-acondicionado.
• Pesquisar a poluição dos rios da cidade por fábricas e lixo jogado pela população.

HISTÓRIA

1ª e 2ª Ano
• Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o acúmulo do lixo nas cidades.
• Montar maquetes sobre o tema.

3ª 4ª e 5º Ano
• Discutir os problemas criados com aterros sanitários, contaminações e polui¬ção das águas.
• Fazer o relatório.

GEOGRAFIA

1ª ao 5 º Ano
• Debater o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais lim¬pos.
• Discutir a responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Organizar uma excursão perto da escola, onde certamente houver árvores e ar¬bustos. O objetivo pode ser o estudo de plantas, e para isso orientar os alunos para que não se torne um simples passeio.
Sugerimos o seguinte roteiro, mas o professor modificará de acordo com as possibilidades do lugar a ser observado.

1º e 2º Ano poderão realizar atividades semelhantes e que depois serão diversificadas:
- observar plantas e colher sementes sem depredar a vegetação;
- observar as folhas, recolher algumas pelo solo e colher outras diretamente das plantas, sendo orientadas pelo professor como se faz isso, apenas uma ou duas, sem danificar os galhos.

3ª 4ª e 5º Ano poderão ser orientadas para o seguinte:
Observar nas árvores, os troncos, os lhos, flores e frutos.
Indagar: serão nativas? Foram plantadas?
Observar o solo em que nasceram;
Na vizinhança há algum córrego


Excursão pela cidade para conhecer o tipo de vegetação e margens.

O professor deve estar atento para estimular as observações e intervir, quando necessário, no comportamento de alunos, para não agredir a natureza. O professor deve aproveitar a oportunidade, chamando a atenção para a beleza da paisagem, o frescor sob as árvores, a variedade do verde, a diversidade da vegetação. Em geral, o aluno não tem o hábito de observar, e os mínimos aspectos da natureza merecem admiração. A beleza atrai a criança.
Essa excursão trará enriquecimento para a classe, sob todos os aspectos.
Nos seus cadernos, os alunos poderão desenhar plantas, sementes, flores, trechos da paisagem, ou algum pequeno animal encontrado.
De volta à classe, os alunos, de posse do material, vão aprofundar suas observações.


1º Ano: examinar as sementes colhidas:
forma, cor, consistência, tamanho e comparar as várias sementes, notando-lhes as diferenças. O que fazer com as semen¬tes? Alguma criança pode sugerir plantá-¬las e isso será motivo para o plantio, em latinhas ou vasinhos.

2º Ano: observar as folhas colhidas: cor, tamanho, variedade de formas, verifican¬do o arranjo variado das folhas nas hastes. Levar a criança a observar os dois lados da folha, se é da mesma cor. Observar a cor do lado de cima e a do lado de baixo.
Levar a criança a observar as nervuras e a variedade delas nas diversas folhas, pre¬parando-as para um mostruário ou ál¬bum. Para isso, basta colocar a folha esticada sobre o jornal dobrado e um peso em cima, que pode ser tábua, livro. Depois de seca, é só colar em folha de papel e formar o mostruário ou álbum.
Poderão também cultivar plantas para ornamentar a sala de aula. As mudas podem ser trazidas de casa.

3º 4º e 5º Ano examinar as terras, de bar¬rancos e dos solos que se encontram de¬baixo de árvores. Quais as conclusões ti¬radas? Essas três séries poderão preparar um canteiro para o início de uma horta na escola.

Atividades que serão realizadas com os grupos de alunos

1º Ano
• Verificar, com as crianças, se os vasos e latinhas estão devidamente regados;
• Verificar se há ainda sementes para serem plantadas e fazer isso com o grupo;
• Discutir com o grupo a respeito do me¬lhor lugar para os vasinhos;
• Recordar as observações sobre as várias sementes colhidas;
• Cada aluno poderá plantar e cuidar de um vaso.

2º Ano:
• Ajudar a organização do álbum com as folhas;
• Providenciar papel ou jornal, para esse trabalho;
• Discutir com o grupo a melhor maneira de colar as folhas;
• Trocar idéias sobre a ordem de coloca¬ção dessas páginas com as folhas.

3º Ano:
• Ajudar na organização de um mostruário com vários tipos de solo, em vidrinhos,
Latinhas ou caixinhas e rotulá-los;
• Trocar idéias sobre rótulos, com indica¬ções de onde foi colhida a amostra;
• Desenhar trechos de paisagem da excur¬são e escrever sobre a paisagem;
• Organizar uma exposição com esses de¬senhos.

4º e 5º Ano:
• Ajudar na organização de um mostruário com os tipos de plantas encontradas nos vários tipos de solo. Os alunos poderão desenhar as plantas. E atividade rica por¬que exige observação, habilidade para co¬piar do natural, fidelidade no emprego das cores das plantas.


COLETA SELETIVA DO LIXO NA ESCOLA

• Distribuir latas de lixo pela escola para coleta seletiva.
• Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material:
Azul: papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc.
Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa.
Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou inteiros), etc.
Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos, tampas e canudinhos, potes de mar¬garina, etc.
• Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo.
O que fazer com as sobras?
• Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados em aulas de Educação Artística.

Discussão:
a) Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.
b) De que maneira podemos contribuir na separação do lixo da escola?
c) Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade?