JUSTIFICATIVA
A educação escolar carece de novos paradigmas que a tornem competitivas frente aos novos estímulos oferecidos à sociedade através das novas tecnologias. Faz-se necessário, portanto, a absorção do conhecimento dessas tecnologias para o efetivo aproveitamento pedagógico desses mecanismos e assim possamos efetivá-los em proveito de uma educação de qualidade.
A nossa escola, como a maioria, apresenta na análise de seus critérios de eficácia, que são considerados para avaliar seu sucesso, baixos desempenho no processo ensino aprendizado nas estratégias de ensino diferenciadas. Para combater essa carência necessitamos de cada vez mais novos recursos didáticos e o Laboratório de informática torna-se um recurso de inquestionável importância interagindo como aliado para ampliar e qualificar o acesso às informações importantes que servirão de suporte à construção do conhecimento.
Sabemos que não cabe a escola apenas repassar conteúdos e contar com as famílias para a continuidade da educação e esperar dessa parceria um produto completo e integrado socialmente. Atualmente o modelo tradicional familiar está se dissolvendo mostrando que a cabeça da família pode ser avós, tios, irmãos, e em alguns casos, vizinhos. Portanto, precisam-se observar as carências deixadas por uma sociedade em constante transformação, dinâmica e cada vez mais ansiosa por novidades. Sendo assim o aluno precisa ser acompanhado também em suas atitudes e procedimentos e cada vez mais os educadores necessitam absorver conhecimentos que possam atuar na subjetividade dos envolvidos no processo educativo. O computador, com suas infinitas possibilidades de interação com o mundo, pode vir a auxiliar tanto professores quanto alunos no árduo caminho do aprendizado.
O educador torna-se um aprendiz constante, mesclando seus saberes entre o instrutivo e o educativo para que possa cumprir seu papel de mestre, na condução do aprendizado efetivo dos alunos, sabendo de ante mão, ser um mero expectador desse processo que muitas vezes gera frutos a longo prazo, onde seu exemplo como pessoa completa provavelmente está sendo absorvido ou descartado, mas, nunca ignorado.
A nossa prática no Laboratório de Informática deve ser firme e cuidadosa, permeada de estudos, pesquisas e sempre procurando renovar nossas práticas, criando ambientes que proporcione interação do aluno com o objeto de aprendizagem, buscando atingir positivamente a vivência na comunidade escolar.
PÚBLICO ALVO
Professores e em especial o aluno, pois vai motivá-lo uma vez que o computador é um instrumento da atualidade capaz de facilitar sua aprendizagem. Permitirá prepará-lo para a sociedade atual, onde as mídias estão em evidência fazendo parte do dia-a-dia das pessoas e exercendo papel preponderante nas áreas do conhecimento.
OBJETIVO GERAL
Oferecer ao educador possibilidades de estratégias de ensino diferenciadas, possibilitando ao aluno interagir com o objeto de estudo e ao mesmo tempo proporcionar ao educando a utilização dos instrumentos tecnológicos da atualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Motivar nos alunos o interesse pela pesquisa;
• Despertar nos professores e nos alunos o gosto pelo uso do laboratório;
• Estimular atividades de pesquisas através da Internet;
• Proporcionar condições de adaptações para a modernidade;
• Identificar e auxiliar nas dificuldades dos aprendizes;
• Propiciar atividades pedagógicas inovadoras;
• Associar a cultura de consumo ligada ao TER e os valores Humanos que envolvem as necessidades do SER;
• Criar oportunidades de aprendizagem a partir dos suportes técnicos digitais;
• Despertar no professor e no aluno o gosto pelo “novo” e a vontade de estar sempre aprendendo mais;
• Facilitar e nortear o ensino/aprendizagem dos alunos.
• Viabilizar a prática da pesquisa contínua usando o computador para desenvolver atividades
• Reconhecer situações de igualdade respeito e justiça;
• Adotar atitudes de respeito pelas diferenças, entre as pessoas;
• Assumir o próprio respeito considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação;
• Manifestar interesse de convivência através da amizade;
• Praticar atitudes que valorize o respeito mútuo;
• Valorizar e respeitar o ser humano na sua origem social, técnica, religiosas e culturais;
• Compreender a necessidade de ser solidário uns com os outros;
• Saber colocar-se no lugar do outro;
• Desenvolver no aluno a aprendizagem cooperativa;
• Promover a interação entre alunos e professores;
• Desenvolver projetos educativos
METODOLOGIA
Com o intuito de garantir a eficácia e o uso contínuo da tecnologia educacional serão propostas sugestões de sites com atividades que proporcione o domínio das mesmas através de aulas teóricas e práticas envolvendo trabalhos, exercícios e avaliação de cada módulo.
WWW.PORTALDOPROFESSOR.MEC.GOV.BR – RECURSOS EDUCACIONAIS – SOFTWARES EDUCACIONAIS – LINKS – AULAS PRONTAS, ETC.
WWW.DOMINIOPUBLICO.GOV.BR – VÍDEOS, ÁUDIO, IMAGEM E SOM E TODO O ACERVO DA TV ESCOLA DIGITALIZADO.
WWW.ATIVIDADESEDUCATIVAS.COM.BR – ATIVIDADES E JOGOS EDUCATIVOS PARA TODAS AS DISCIPLINAS – 1º AO 5º ANO E ALFABETIZAÇÃO.
WWW.CAMBITO.COM.BR – JOGOS INTERESSANTES VÁRIAS DISCIPLINAS 1º AO 5º ANO – TIRINHAS
WWW.HGAQUE.CJB.NET – EDITOR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
WWW.MAPASMENTAIS.COM.BR – TODAS AS DISCIPLINAS
WWW.SOMATEMÁTICA.COM.BR – MATEMÁTICA.
WWW.RENIZA.COM.BR – MATEMÁTICA
WWW.SUPERMATEMÁTICA.COM – MATEMÁTICA
WWW.DMA.UEM.BR/KIT - MATEMÁTICA
WWW. WEBEDUC. MEC. GOV.BR
WWW.INSTITUTOEMBRATEL.ORG.BR
WWW.FNDE.MEC.GV.BR
WWW.IDBRASIL.GOV.BR
WWW.RIVED.MEC.GOV.BR
WWW.QUADROEGIZ.COM.BR
WWW.SOPORTUGUES.COM.BR
WWW.SOGEOGRAFIA.COM.BR
WWW.SOCIENCIAS.COM.BR
WWW.SOL.ETI.BR TODAS AS DISCIPLINAS
WWW.AULAVAGA.COM.BR JOGOS
DIGITAÇÃO
INLUSTRAR TEXTOS
TRADUÇÃO
DICIONÁRIO
DITADO DE PALAVRAS
ASISTIR VIDEO CLIPS
PROGRAMAS EDUCACIONAIS MULTIMIDIA, DESENHOS, JOGOS...
APRENDENDO O ALFABETO
ORDENAÇAO DAS LETRAS
PESQUISAS NO GOOGLE
WWW.CIENCIAMAO.USP.BR
WWW.TURMADAMONICA
WWW.CAMBITO.COM.BR
WWW.TIACECEU.COM.BR
WWW.YOUTUBE.COM.BR
WWW.MAQUINADEQUADRINHOS.COM.BR
TABUADA
CALCULADORA
MATERIAL DE APOIO
ARTES
SIMULAÇÕES DE QUADROS DE MONDRIAN
PINTE COMO JACKSON POLLOCK
PASSEIO VIRTUAL (PORTINARI/ MASP)
CIENCIAS
CICLO BIOLOGICO DO ASCARIS LUMBRIGOIDES
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO
CICLO DA ÁGUA
GEOGRAFIA
ATIVIDADES SOBRE ESTAÇÕES DO ANO
ATIVIDADES SOBRE O FUSO HORÁRIO
ATIVIDADES SOBRE O MOVIMENTO DA TERRA
ATIVIDADES SOBRE REDE GEOGRAFICA
HISTORIA
JOGOS DE LÓGICA
JOGO DA VELHA
MEMÓRIA
SALVE A MENINA
TRANGRAN
TURMA DA MONICA
LITERATURA
ANIMAÇÃO, NOITE DE ALMIRANTE, MACHADO DE ASSIS, Carlos Drumomond De Andrade
SALA DE LEITURA LENDAS E MITOS INDIGENAS
MATEMATICA
BALANÇA, TABELAS, GRAFICOS, OPERAÇÕES
REDES
APRENDENDO EM REDES
BLOGS EDUCACIONAIS
ESCOLA DE REDE
AULAS DIVERSIFICADAS USANDO O PROJETOR DE MULTIMIDIA.
USANDO A PONTUAÇÃO
Acentuação Gráfica
Adjetivos e Substantivos
Adjuntos e agente da passiva
Advérbio
Análise de textos descritivos
Aposto e vocativo
Artigo
Braile
Carta
Classes gramaticais
Classificação do Predicado
Colocação Pronominal
Concordância
Concordância nominal
Concordância verbal
Consciência Gramatical
Crase
Crônica
Da palavra ao texto
Derivação
Descrever, narrar, dissertar
Dificuldades da língua
Dissertação
Estrutura dissertativa
Expressões
Figuras de Linguagem
Figuras de palavra e de harmonia
Figuras de pensamento
Figuras de sintaxe
Foco e discurso narrativo
Fonologia
Formação das palavras: composição e derivação
Funções de linguagem
Gerúndio
Gramática
Introdução
Modelos de dissertação
Monossílabos
Narração
Numeral
Orações coordenadas
Orações Coordenadas
Ortografia
Oxítonas
Palavras Paroxítonas
Período composto: orações reduzidas
Período composto: orações subordinadas adjetivas
Período composto: orações subordinadas adverbiais
Período composto: orações subordinadas substantivas
Pontuação
Preposição Obrigatória
Pronome Relativo
Redação
Regências - verbal e nominal
Sílaba Tônica, Átona e Subtônica
Sintaxe das classes
Sintaxe de colocação
Sujeito e Predicado
Variantes da narração
Verbo de ligação - predicativos
Verbos
Vozes
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS
Ao planejar determinado conteúdo não deve partir direto para as aulas. É preciso conhecer antes o que vai ser trabalhado dentro do conteúdo escolhido. Então o primeiro passo é determinar quais são as necessidades da turma, para depois então definir qual tecnologia será usada e como.
Sendo assim, é importante que o professor tenha a habilidade para descobrir quais são os objetivos das suas aulas. Este mesmo profissional também deverá ter plenos conhecimentos da tecnologia de informação que existe, como ela pode ser usada, quais seus benefícios e os cuidados na sua utilização. A integração e a sintonia entre a Estratégia Organizacional e a Estratégia da Tecnologia são primordiais para o sucesso de aprendizagem. Só assim, poderemos criar um ambiente informatizado que melhore os trabalhos Como conseqüências diretas do planejamento, além de agilizar processos terão também menos desperdício de tempo.
Deveres Específicos dos Alunos
Para viver em sociedade é bom que saibamos praticar boas maneiras no dia-a-dia.
De acordo com o “Decreto-Lei n.º 270/98, de 1 de Setembro” e dever do aluno:
Conhecer as normas e horários de funcionamento do laboratório.
Seguir as orientações dos docentes relativas ao seu processo de ensino/aprendizagem;
Respeitar as instruções do pessoal docente e não docente;
Respeitar o exercício do direito à educação/ensino dos outros alunos;
Ser assíduo, pontual e responsável no cumprimento dos horários e das tarefas que lhe forem atribuídas;
Participar nas atividades desenvolvidas pelos colegas;
Permanecer na sala durante o horário, de aula;
Zelar pela preservação, conservação e asseio da sala, nomeadamente no que diz respeito à instalação, material didático, mobiliário, fazendo o uso adequado dos mesmos; é responsabilidade de todo o bom uso do espaço e material. Cada um será responsabilizado pelo material que propositadamente estragar;
Se precisar, falar durante as aulas fale em voz baixa para não atrapalhar o seu colega.
Peça licença para interromper uma conversa.
Diga, por favor, quando for fazer um pedido.
Dizer obrigado é uma maneira educada de demonstrar gratidão e reconhecer o esforço de uma pessoa diga sempre obrigado quando receber uma orientação, ou quando alguém lhe fizer um favor.
Ao participar de determinada aula planejada pela professora não sair dela sem a permissão da mesma abrindo novos programas isto pode danificar os computadores.
Sempre pedir ajuda quando necessário para evitar que novos sites sejam abertos.
Tratar com respeito qualquer elemento da comunidade educativa;
Observar os preceitos de higiene individual
E dever do professor: Informar, formar, educar para novos cidadãos transformar.
Seu instrumento e: o verbo “amar”
RECURSOS.
MATERIAIS:
Computador;
Data show;
Folhas chamex;
Coleção, lápis, borracha.
Confecção de cartazes;
HUMANOS
Gestor
Coordenação de informática
Coordenação Pedagógica
Professoras
Secretaria
Alunos
Aux. De Serviços Gerais
Vigias
Bibliotecária
FINACEIROS
Secretária de Educação e Cultura,
Escola Mul. Profº José de Ribamar Barbosa
Sugestao de planejamento de uma aula.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Realizar antecipações e interpretações durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver a atitude de colaboração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento se os alunos conhecem a música Aquarela, de Toquinho.
Estratégias e recursos da aula
Para iniciar o trabalho pergunte aos alunos se sabem o que é uma aquarela e suas características; depois se conhecem a música Aquarela, de Toquinho. Levante hipóteses sobre o porquê o autor deu esse nome à canção. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo
(A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pêlo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.)
Após exibição do vídeo, distribua cópias da música e estimule que cantem para que aprendam a letra. Garanta que saibam cantar ao menos alguns trechos da música de cor.
Em seguida peça que acompanhem a leitura ouvindo a canção.
Proponha que façam novas ilustrações para a música, para que juntos produzam um novo "vídeo-clipe". Para isso, formem duplas e distribua trechos da música para que descubram o que está escrito. Peça, então, que em duplas, façam à ilustração do trecho que receberam. Deverá combinar o que querem ilustrar e os papéis de cada um nessa ilustração.
Avaliação
Observe se os alunos que ainda não lêem convencionalmente utilizam estratégias de leitura para localizar o trecho da música.
Abertura do Projeto;
*Introdução sobre Boas Maneira e deveres do aluno.
Atender as necessidades educacionais dos alunos acompanhando as modalidades de ensino que são oferecidas pela escola.
Enceramento do projeto com exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.