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Projeto do Laboratorio de Informatica

JUSTIFICATIVA

A educação escolar carece de novos paradigmas que a tornem competitivas frente aos novos estímulos oferecidos à sociedade através das novas tecnologias. Faz-se necessário, portanto, a absorção do conhecimento dessas tecnologias para o efetivo aproveitamento pedagógico desses mecanismos e assim possamos efetivá-los em proveito de uma educação de qualidade.

A nossa escola, como a maioria, apresenta na análise de seus critérios de eficácia, que são considerados para avaliar seu sucesso, baixos desempenho no processo ensino aprendizado nas estratégias de ensino diferenciadas. Para combater essa carência necessitamos de cada vez mais novos recursos didáticos e o Laboratório de informática torna-se um recurso de inquestionável importância interagindo como aliado para ampliar e qualificar o acesso às informações importantes que servirão de suporte à construção do conhecimento.

Sabemos que não cabe a escola apenas repassar conteúdos e contar com as famílias para a continuidade da educação e esperar dessa parceria um produto completo e integrado socialmente. Atualmente o modelo tradicional familiar está se dissolvendo mostrando que a cabeça da família pode ser avós, tios, irmãos, e em alguns casos, vizinhos. Portanto, precisam-se observar as carências deixadas por uma sociedade em constante transformação, dinâmica e cada vez mais ansiosa por novidades. Sendo assim o aluno precisa ser acompanhado também em suas atitudes e procedimentos e cada vez mais os educadores necessitam absorver conhecimentos que possam atuar na subjetividade dos envolvidos no processo educativo. O computador, com suas infinitas possibilidades de interação com o mundo, pode vir a auxiliar tanto professores quanto alunos no árduo caminho do aprendizado.

O educador torna-se um aprendiz constante, mesclando seus saberes entre o instrutivo e o educativo para que possa cumprir seu papel de mestre, na condução do aprendizado efetivo dos alunos, sabendo de ante mão, ser um mero expectador desse processo que muitas vezes gera frutos a longo prazo, onde seu exemplo como pessoa completa provavelmente está sendo absorvido ou descartado, mas, nunca ignorado.

A nossa prática no Laboratório de Informática deve ser firme e cuidadosa, permeada de estudos, pesquisas e sempre procurando renovar nossas práticas, criando ambientes que proporcione interação do aluno com o objeto de aprendizagem, buscando atingir positivamente a vivência na comunidade escolar.

PÚBLICO ALVO

Professores e em especial o aluno, pois vai motivá-lo uma vez que o computador é um instrumento da atualidade capaz de facilitar sua aprendizagem. Permitirá prepará-lo para a sociedade atual, onde as mídias estão em evidência fazendo parte do dia-a-dia das pessoas e exercendo papel preponderante nas áreas do conhecimento.

OBJETIVO GERAL

Oferecer ao educador possibilidades de estratégias de ensino diferenciadas, possibilitando ao aluno interagir com o objeto de estudo e ao mesmo tempo proporcionar ao educando a utilização dos instrumentos tecnológicos da atualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Motivar nos alunos o interesse pela pesquisa;

• Despertar nos professores e nos alunos o gosto pelo uso do laboratório;

• Estimular atividades de pesquisas através da Internet;

• Proporcionar condições de adaptações para a modernidade;

• Identificar e auxiliar nas dificuldades dos aprendizes;

• Propiciar atividades pedagógicas inovadoras;

• Associar a cultura de consumo ligada ao TER e os valores Humanos que envolvem as necessidades do SER;

• Criar oportunidades de aprendizagem a partir dos suportes técnicos digitais;

• Despertar no professor e no aluno o gosto pelo “novo” e a vontade de estar sempre aprendendo mais;

• Facilitar e nortear o ensino/aprendizagem dos alunos.

• Viabilizar a prática da pesquisa contínua usando o computador para desenvolver atividades

• Reconhecer situações de igualdade respeito e justiça;

• Adotar atitudes de respeito pelas diferenças, entre as pessoas;

• Assumir o próprio respeito considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação;

• Manifestar interesse de convivência através da amizade;

• Praticar atitudes que valorize o respeito mútuo;

• Valorizar e respeitar o ser humano na sua origem social, técnica, religiosas e culturais;

• Compreender a necessidade de ser solidário uns com os outros;

• Saber colocar-se no lugar do outro;

• Desenvolver no aluno a aprendizagem cooperativa;

• Promover a interação entre alunos e professores;

• Desenvolver projetos educativos

METODOLOGIA

Com o intuito de garantir a eficácia e o uso contínuo da tecnologia educacional serão propostas sugestões de sites com atividades que proporcione o domínio das mesmas através de aulas teóricas e práticas envolvendo trabalhos, exercícios e avaliação de cada módulo.

WWW.PORTALDOPROFESSOR.MEC.GOV.BR – RECURSOS EDUCACIONAIS – SOFTWARES EDUCACIONAIS – LINKS – AULAS PRONTAS, ETC.

WWW.DOMINIOPUBLICO.GOV.BR – VÍDEOS, ÁUDIO, IMAGEM E SOM E TODO O ACERVO DA TV ESCOLA DIGITALIZADO.

WWW.ATIVIDADESEDUCATIVAS.COM.BR – ATIVIDADES E JOGOS EDUCATIVOS PARA TODAS AS DISCIPLINAS – 1º AO 5º ANO E ALFABETIZAÇÃO.

WWW.CAMBITO.COM.BR – JOGOS INTERESSANTES VÁRIAS DISCIPLINAS 1º AO 5º ANO – TIRINHAS

WWW.HGAQUE.CJB.NET – EDITOR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.

WWW.MAPASMENTAIS.COM.BR – TODAS AS DISCIPLINAS

WWW.SOMATEMÁTICA.COM.BR – MATEMÁTICA.

WWW.RENIZA.COM.BR – MATEMÁTICA

WWW.SUPERMATEMÁTICA.COM – MATEMÁTICA

WWW.DMA.UEM.BR/KIT - MATEMÁTICA

WWW. WEBEDUC. MEC. GOV.BR

WWW.INSTITUTOEMBRATEL.ORG.BR

WWW.FNDE.MEC.GV.BR

WWW.IDBRASIL.GOV.BR

WWW.RIVED.MEC.GOV.BR

WWW.QUADROEGIZ.COM.BR

WWW.SOPORTUGUES.COM.BR

WWW.SOGEOGRAFIA.COM.BR

WWW.SOCIENCIAS.COM.BR

WWW.SOL.ETI.BR TODAS AS DISCIPLINAS

WWW.AULAVAGA.COM.BR JOGOS

DIGITAÇÃO

INLUSTRAR TEXTOS

TRADUÇÃO

DICIONÁRIO

DITADO DE PALAVRAS

ASISTIR VIDEO CLIPS

PROGRAMAS EDUCACIONAIS MULTIMIDIA, DESENHOS, JOGOS...

APRENDENDO O ALFABETO

ORDENAÇAO DAS LETRAS

PESQUISAS NO GOOGLE

WWW.CIENCIAMAO.USP.BR

WWW.TURMADAMONICA

WWW.CAMBITO.COM.BR

WWW.TIACECEU.COM.BR

WWW.YOUTUBE.COM.BR

WWW.MAQUINADEQUADRINHOS.COM.BR

TABUADA

CALCULADORA



MATERIAL DE APOIO

ARTES

SIMULAÇÕES DE QUADROS DE MONDRIAN

PINTE COMO JACKSON POLLOCK

PASSEIO VIRTUAL (PORTINARI/ MASP)

CIENCIAS

CICLO BIOLOGICO DO ASCARIS LUMBRIGOIDES

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO

CICLO DA ÁGUA



GEOGRAFIA

ATIVIDADES SOBRE ESTAÇÕES DO ANO

ATIVIDADES SOBRE O FUSO HORÁRIO

ATIVIDADES SOBRE O MOVIMENTO DA TERRA

ATIVIDADES SOBRE REDE GEOGRAFICA

HISTORIA

JOGOS DE LÓGICA

JOGO DA VELHA

MEMÓRIA

SALVE A MENINA

TRANGRAN

TURMA DA MONICA

LITERATURA

ANIMAÇÃO, NOITE DE ALMIRANTE, MACHADO DE ASSIS, Carlos Drumomond De Andrade

SALA DE LEITURA LENDAS E MITOS INDIGENAS

MATEMATICA

BALANÇA, TABELAS, GRAFICOS, OPERAÇÕES

REDES

APRENDENDO EM REDES

BLOGS EDUCACIONAIS

ESCOLA DE REDE

AULAS DIVERSIFICADAS USANDO O PROJETOR DE MULTIMIDIA.


USANDO A PONTUAÇÃO

 Acentuação Gráfica

 Adjetivos e Substantivos

 Adjuntos e agente da passiva

 Advérbio

 Análise de textos descritivos

 Aposto e vocativo

 Artigo

 Braile

 Carta

 Classes gramaticais

 Classificação do Predicado

 Colocação Pronominal

 Concordância

 Concordância nominal

 Concordância verbal

 Consciência Gramatical

 Crase

 Crônica

 Da palavra ao texto

 Derivação

 Descrever, narrar, dissertar

 Dificuldades da língua

 Dissertação

 Estrutura dissertativa

 Expressões

 Figuras de Linguagem

 Figuras de palavra e de harmonia

 Figuras de pensamento

 Figuras de sintaxe

 Foco e discurso narrativo

 Fonologia

 Formação das palavras: composição e derivação

 Funções de linguagem

 Gerúndio

 Gramática

 Introdução

 Modelos de dissertação

 Monossílabos

 Narração

 Numeral

 Orações coordenadas

 Orações Coordenadas

 Ortografia

 Oxítonas

 Palavras Paroxítonas

 Período composto: orações reduzidas

 Período composto: orações subordinadas adjetivas

 Período composto: orações subordinadas adverbiais

 Período composto: orações subordinadas substantivas

 Pontuação

 Preposição Obrigatória

 Pronome Relativo

 Redação

 Regências - verbal e nominal

 Sílaba Tônica, Átona e Subtônica

 Sintaxe das classes

 Sintaxe de colocação

 Sujeito e Predicado

 Variantes da narração

 Verbo de ligação - predicativos

 Verbos

 Vozes

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS

Ao planejar determinado conteúdo não deve partir direto para as aulas. É preciso conhecer antes o que vai ser trabalhado dentro do conteúdo escolhido. Então o primeiro passo é determinar quais são as necessidades da turma, para depois então definir qual tecnologia será usada e como.

Sendo assim, é importante que o professor tenha a habilidade para descobrir quais são os objetivos das suas aulas. Este mesmo profissional também deverá ter plenos conhecimentos da tecnologia de informação que existe, como ela pode ser usada, quais seus benefícios e os cuidados na sua utilização. A integração e a sintonia entre a Estratégia Organizacional e a Estratégia da Tecnologia são primordiais para o sucesso de aprendizagem. Só assim, poderemos criar um ambiente informatizado que melhore os trabalhos Como conseqüências diretas do planejamento, além de agilizar processos terão também menos desperdício de tempo.

















Deveres Específicos dos Alunos



Para viver em sociedade é bom que saibamos praticar boas maneiras no dia-a-dia.

De acordo com o “Decreto-Lei n.º 270/98, de 1 de Setembro” e dever do aluno:



 Conhecer as normas e horários de funcionamento do laboratório.

 Seguir as orientações dos docentes relativas ao seu processo de ensino/aprendizagem;

 Respeitar as instruções do pessoal docente e não docente;

 Respeitar o exercício do direito à educação/ensino dos outros alunos;

 Ser assíduo, pontual e responsável no cumprimento dos horários e das tarefas que lhe forem atribuídas;

 Participar nas atividades desenvolvidas pelos colegas;

 Permanecer na sala durante o horário, de aula;

 Zelar pela preservação, conservação e asseio da sala, nomeadamente no que diz respeito à instalação, material didático, mobiliário, fazendo o uso adequado dos mesmos; é responsabilidade de todo o bom uso do espaço e material. Cada um será responsabilizado pelo material que propositadamente estragar;

 Se precisar, falar durante as aulas fale em voz baixa para não atrapalhar o seu colega.

 Peça licença para interromper uma conversa.

 Diga, por favor, quando for fazer um pedido.

 Dizer obrigado é uma maneira educada de demonstrar gratidão e reconhecer o esforço de uma pessoa diga sempre obrigado quando receber uma orientação, ou quando alguém lhe fizer um favor.

 Ao participar de determinada aula planejada pela professora não sair dela sem a permissão da mesma abrindo novos programas isto pode danificar os computadores.

 Sempre pedir ajuda quando necessário para evitar que novos sites sejam abertos.

 Tratar com respeito qualquer elemento da comunidade educativa;

 Observar os preceitos de higiene individual

E dever do professor: Informar, formar, educar para novos cidadãos transformar.

Seu instrumento e: o verbo “amar”



RECURSOS.



MATERIAIS:

Computador;

Data show;

Folhas chamex;

Coleção, lápis, borracha.

Confecção de cartazes;


HUMANOS

 Gestor

 Coordenação de informática

 Coordenação Pedagógica

 Professoras

 Secretaria

 Alunos

 Aux. De Serviços Gerais

 Vigias

 Bibliotecária



FINACEIROS

Secretária de Educação e Cultura,

Escola Mul. Profº José de Ribamar Barbosa





Sugestao de planejamento de uma aula.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar antecipações e interpretações durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver a atitude de colaboração.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Faça um levantamento se os alunos conhecem a música Aquarela, de Toquinho.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciar o trabalho pergunte aos alunos se sabem o que é uma aquarela e suas características; depois se conhecem a música Aquarela, de Toquinho. Levante hipóteses sobre o porquê o autor deu esse nome à canção. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo

(A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pêlo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.)



Após exibição do vídeo, distribua cópias da música e estimule que cantem para que aprendam a letra. Garanta que saibam cantar ao menos alguns trechos da música de cor.

Em seguida peça que acompanhem a leitura ouvindo a canção.

Proponha que façam novas ilustrações para a música, para que juntos produzam um novo "vídeo-clipe". Para isso, formem duplas e distribua trechos da música para que descubram o que está escrito. Peça, então, que em duplas, façam à ilustração do trecho que receberam. Deverá combinar o que querem ilustrar e os papéis de cada um nessa ilustração.

Avaliação

Observe se os alunos que ainda não lêem convencionalmente utilizam estratégias de leitura para localizar o trecho da música.

Abertura do Projeto;

*Introdução sobre Boas Maneira e deveres do aluno.

Atender as necessidades educacionais dos alunos acompanhando as modalidades de ensino que são oferecidas pela escola.

Enceramento do projeto com exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.