INTRODUÇÃO
A leitura pode desenvolver o espírito de investigação e de observação levando o leitor a formular hipótese, além de desenvolver habilidades leitoras. No entanto ler é fundamental para a própia autonomia e até mesmo para acelerar o ritmo da aprendizagem. Ler é um processo de interação entre o leitor e o texto, ou melhor, o leitor e o autor do texto, é, portanto um tipo de conversa. Diante de um texto, praticamos uma série de ações mentais, pois a leitura exercita a mente e no processo de formação do leitor é essencial garantir o desenvolvimento de estratégia para que ele possa localizar informações, tomar notas, confrontar informações. Daí a importância de trabalhar com textos literários porque esse tipo de texto leva o aluno a desenvolver o raciocino e até mesmo sentirem-se atraídos pelos livros, sendo este o principal objetivo que levou a se elaborar um projeto onde os alunos terão um contato mais direto com diversos tipos de livros e ainda terão a oportunidade de lê-los com suporte, além de poderem emitir suas opiniões.
A leitura é uma habilidade humana que segundo “Paulo Freire precede a escrita-só pode ser escrito o mundo que foi anteriormente lido”.
A palavra é patrimônio da cultura letrada;
Assim é preciso garantir ao cidadão a participação nessa sociedade letrada.
JUSTIFICATIVA
Saber ler não é ser capaz de identificar o valor sonoro das letras, juntar silabas ou formar palavras. Saber ler envolve interpretação. Nesse sentido faz-se necessário à execução de uma ação Que desperte nos alunos o interesse pela leitura e auxilie-o na compreensão de textos, que se afaste da prática mecânica ou meramente funcional, e ainda, propor caminhos que tornem significativo o ato de ler e que os alunos possam refletir sobre o que leram. Tendo como proposta ampliar o contato dos alunos com os diferentes tipos de textos envolvendo textos literários de vários gêneros como: Contos, prosa, poema comédia, fábula, artigo de jornais, revistas, cordel e outros. A lém de oficinas de pequenos teatros dramatizações de textos.
È necessário também que se desenvolvam um trabalho que estimule a linguagem oral e a imaginação para que eles possam recriar, recontar reescrever as histórias lidas, fazer registrar e socializar as experiências de leitura.
OBJETIVOS
OB. GERAL
Desenvolver um trabalho que possa oportunizar os alunos desta U. E um contato maior com a leitura dando-lhes a oportunidade de escolha, a fim de desenvolver o gosto pela leitura e contribuir para o melhoramento da interpretação, da leitura oral e silenciosa, influenciando até mesmo na forma de comunicação.
ESPECÍFICOS:
Ler textos de diferentes gêneros;
Identificar os componentes básicos de uma história;
Identificar diferentes formas de relato de uma história;
Identificar personagens de uma história;
Conhecer um número amplo de altores de literatura infantil e juvenil brasileira;
Expressar-se por escrito e oralmente com precisão;
Identificar os elementos básicos de uma linguagem poética;
Identificar a bibliografia de um livro
Despertar nos alunos o gosto pela leitura.
METODOLOGIA.
A Hora da literatura acontecerá uma vez por semana todas as quintas-feiras horárias opostos ao que os alunos participantes estudam. As atividades serão desenvolvidas da seguinte forma:
Apresentação bibliográfica
Leitura compartilhada de textos poéticos
Criação de paródias/músicas
Encenação de textos
Dramatização de histórias
Debate e socialização dos textos lidos
Criação de textos poéticos
Cópía dos textos.
CLIENTELA.
Este projeto tem como finalidade, atender as necessidades educacionais dos alunas:3º 4º e 5ºano na modalidade do ensino fundamental oferecido pela escola.
RECURSOS.
MATERIAIS
Revista
Dicionário
DVD
CDS
Livros literários
Som
Outros.
HUMANOS
Professor
Secretaria
Alunos
Aux. De Serviços Gerais
Pais ou responsáveis
Coordenação Pedagógica
Gestor
Vigias
FINACEIROS
Secretária de Educação e Cultura,
Escola Mul. Profº José de Ribamar Barbosa