Páginas

Projeto de Literatura

INTRODUÇÃO

A leitura pode desenvolver o espírito de investigação e de observação levando o leitor a formular hipótese, além de desenvolver habilidades leitoras. No entanto ler é fundamental para a própia autonomia e até mesmo para acelerar o ritmo da aprendizagem. Ler é um processo de interação entre o leitor e o texto, ou melhor, o leitor e o autor do texto, é, portanto um tipo de conversa. Diante de um texto, praticamos uma série de ações mentais, pois a leitura exercita a mente e no processo de formação do leitor é essencial garantir o desenvolvimento de estratégia para que ele possa localizar informações, tomar notas, confrontar informações. Daí a importância de trabalhar com textos literários porque esse tipo de texto leva o aluno a desenvolver o raciocino e até mesmo sentirem-se atraídos pelos livros, sendo este o principal objetivo que levou a se elaborar um projeto onde os alunos terão um contato mais direto com diversos tipos de livros e ainda terão a oportunidade de lê-los com suporte, além de poderem emitir suas opiniões.
A leitura é uma habilidade humana que segundo “Paulo Freire precede a escrita-só pode ser escrito o mundo que foi anteriormente lido”.
A palavra é patrimônio da cultura letrada;
Assim é preciso garantir ao cidadão a participação nessa sociedade letrada.

JUSTIFICATIVA


Saber ler não é ser capaz de identificar o valor sonoro das letras, juntar silabas ou formar palavras. Saber ler envolve interpretação. Nesse sentido faz-se necessário à execução de uma ação Que desperte nos alunos o interesse pela leitura e auxilie-o na compreensão de textos, que se afaste da prática mecânica ou meramente funcional, e ainda, propor caminhos que tornem significativo o ato de ler e que os alunos possam refletir sobre o que leram. Tendo como proposta ampliar o contato dos alunos com os diferentes tipos de textos envolvendo textos literários de vários gêneros como: Contos, prosa, poema comédia, fábula, artigo de jornais, revistas, cordel e outros. A lém de oficinas de pequenos teatros dramatizações de textos.
È necessário também que se desenvolvam um trabalho que estimule a linguagem oral e a imaginação para que eles possam recriar, recontar reescrever as histórias lidas, fazer registrar e socializar as experiências de leitura.

OBJETIVOS


OB. GERAL

Desenvolver um trabalho que possa oportunizar os alunos desta U. E um contato maior com a leitura dando-lhes a oportunidade de escolha, a fim de desenvolver o gosto pela leitura e contribuir para o melhoramento da interpretação, da leitura oral e silenciosa, influenciando até mesmo na forma de comunicação.


ESPECÍFICOS:



 Ler textos de diferentes gêneros;
 Identificar os componentes básicos de uma história;
 Identificar diferentes formas de relato de uma história;
 Identificar personagens de uma história;
 Conhecer um número amplo de altores de literatura infantil e juvenil brasileira;
 Expressar-se por escrito e oralmente com precisão;
 Identificar os elementos básicos de uma linguagem poética;
 Identificar a bibliografia de um livro
 Despertar nos alunos o gosto pela leitura.

METODOLOGIA.


A Hora da literatura acontecerá uma vez por semana todas as quintas-feiras horárias opostos ao que os alunos participantes estudam. As atividades serão desenvolvidas da seguinte forma:


 Apresentação bibliográfica
 Leitura compartilhada de textos poéticos
 Criação de paródias/músicas
 Encenação de textos
 Dramatização de histórias
 Debate e socialização dos textos lidos
 Criação de textos poéticos
 Cópía dos textos.

CLIENTELA.


Este projeto tem como finalidade, atender as necessidades educacionais dos alunas:3º 4º e 5ºano na modalidade do ensino fundamental oferecido pela escola.


RECURSOS.

MATERIAIS

 Revista
 Dicionário
 DVD
 CDS
 Livros literários
 Som
 Outros.


HUMANOS

 Professor
 Secretaria
 Alunos
 Aux. De Serviços Gerais
 Pais ou responsáveis
 Coordenação Pedagógica
 Gestor
 Vigias

FINACEIROS

Secretária de Educação e Cultura,
Escola Mul. Profº José de Ribamar Barbosa